DIRETORIA
sexta, 28 de setembro de 2018
CACISPAR REALIZA SUA 8ª REUNIÃO MENSAL
“Mais uma vez a reunião teve um bom número de representantes de associações da nossa região. Percebo que isso vem crescendo, é positivo que cada vez mais as pessoas participem do encontro mensal”.
A análise é de Jair dos Santos, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), após a reunião de segunda-feira, 24 de setembro, na sede da entidade, em Francisco Beltrão. “Percebo esse entusiasmo, bem diferente do passado, quando existia muita influência política, que não era o espírito verdadeiro do associativismo, afastando pessoas da entidade”, afirma Jair.
Dinheiro no bolso para investimentos
Os micro e pequenos empreendedores agora têm uma linha de crédito, que será disponibilizada pelas ACEs aos empresários locais. Este projeto é o Empreender Microcrédito, criado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) em parceria com a Credisol. A ideia é facilitar ao máximo o empréstimo ao empreendedor autônomo que muitas vezes não consegue ter acesso ao crédito por não encontrar condições no mercado adequadas à sua realidade.
O Empreender Microcrédito oferece valores que vão de R$ 1000 a R$ 20.000 com uma das melhores taxas do mercado e parcelamento em até 24 vezes. Além disso, não possui burocracia e disponibiliza o recurso em pouquíssimo tempo. A partir do momento em que é feita a solicitação, o recurso é liberado em até 48 horas. “A agilidade é muito importante para os micro e pequenos empresários. Muitas vezes, eles perdem oportunidades de negócio porque não podem esperar mais de um mês pela liberação de um financiamento”, explica Altanir De Pin, representante da Credisol na parceria com a Faciap. “Gostaria de mencionar sobre a possibilidade em que as associações empresariais tem de oferecer mais essa opção, dessa parceria com a Faciap”, reforça Carlos Manfroi, vice-presidente da Cacispar.
Ações da coordenadoria apresentadas em reunião na capital paranaense também foram destaques na segunda-feira passada. De acordo com Jair, a Cacispar é exemplo no Paraná pelo envolvimento em causas públicas. Cabe citar a entrega da Carta do Sudoeste com mais de 40 reivindicações para os candidatos ao governo do Estado, juntamente com outras entidades representativas. “O engajamento da nossa entidade faz toda a diferença. Inclusive após a eleição presidencial devemos acompanhar os resultados da entrega desse documento. O povo está bem ciente que é preciso as melhorias, mas também é preciso entender que, de nada adianta somente pedir, até porque no fim das contas sai do nosso bolso como contribuintes. Notamos certa ganância nos pedidos, porém é preciso avaliar os custos disso tudo”.
Outros destaques da reunião
*Revista Anual Cacispar (3 mil exemplares, com notícias já publicadas em jornais da região e no informativo Cacispar Online. Previsão: 29/11)
*28ª Convenção Anual da Faciap (9 e 10 de novembro em Foz do Iguaçu)
*Reunião das Coordenadorias e CAD Faciap
*Missão Técnica à Faciap (18 de outubro)
*Cacispar Jovem
**Com informações cacb.org.br
Galeria de Fotos